Boas práticas para seguir em 2018

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Por que já não começar 2018 praticando novos e melhores hábitos de vida e começar um novo ciclo com o pé direito? Algumas mudanças podem ser realizadas na sua vida para que, no próximo ano, você seja uma pessoa mais saudável, disposta e de bem com a vida. Se quisermos ter qualidade de vida, algumas melhorias precisam ser feitas.

Abaixo, separamos algumas dicas essenciais para que você tenha uma vida mais saudável nesse novo ano que está por vir!

  1. Beba mais água

Certamente você já ouviu muitas vezes que beber a quantidade certa de água, todos os dias, é extremamente importante para a sua saúde. O problema é que não colocamos isso em prática muitas vezes porque não sabemos o quanto esse hábito é essencial em nossas vidas.

A água participa de, praticamente, todos os processos metabólicos do nosso corpo. Sem ela, por exemplo, a geração de energia é impossível e, portanto, o seu desempenho nos exercícios fica prejudicado. Além disso, ela:

  • Equilibra a pressão sanguínea;
  • Melhora o funcionamento do intestino;
  • Ajuda na limpeza do organismo;
  • Auxilia na perda de peso;
  • Ajuda a levar os nutrientes para diversas partes do corpo;
  • Melhora a absorção de vitaminas;
  • Protege a visão.

Essas são algumas das vantagens no consumo de água, sendo que o ideal é beber de 1,5 a 2 litros por dia para garantir todas elas.

  1. Tome café da manhã

Muitas pessoas acham que pular uma refeição do dia pode ajudá-las na perda de peso. Isso é apenas um mito já que, quando não os alimentamos, o nosso corpo gasta menos energia e você passa a consumir menos calorias que o normal.

Como algumas pessoas acordam sem fome, elas costumam pular a refeição mais importante do dia: o café da manhã. Ao acordarmos, o nosso organismo está precisando de nutrientes urgentemente e quando tomamos um café da manhã com muitas frutas, carboidratos integrais e outros alimentos saudáveis dão ao nosso corpo o combustível necessário para passar o dia bem.

  1. Faça Pilates

Se uma das suas metas é cuidar melhor da saúde do seu corpo e da sua mente, o Pilates é uma excelente alternativa e vai te oferecer diversos benefícios de uma só vez.

Por ser uma prática que ajuda no fortalecimento da musculatura, o Pilates consegue evitar uma série de problemas, especialmente lesões ósseas, ligamentares e articulares. Fazer Pilates é especialmente importante para aqueles que praticam outros tipos de atividades físicas como corrida e musculação.

Além disso, a prática melhora a coordenação motora, a respiração, o controle dos movimentos, a flexibilidade, a qualidade do sono e deixa você mais disposto para encarar o dia a dia. Também é excelente para prevenir problemas posturais e dores de coluna.

  1. Vá ao médico regularmente

Algumas pessoas passam anos sem ir ao médico e sem fazer diversos exames de rotina. Algumas vezes por desleixo e outras por medo de identificarem alguma doença. Mas quanto mais cedo algum problema for diagnosticado, melhor o prognóstico e mais rápida é a cura.

Portanto, faça os seus exames regularmente e siga todas as orientações médicas. Não deixe que a dor atrapalhe o seu dia a dia e valorize o que você tem de mais importante: a sua vida.

  1. Pratique exercícios regularmente

A prática de atividades físicas é extremamente importante para uma vida mais saudável e consegue evitar uma série de doenças, especialmente as crônicas como a hipertensão arterial.

Para que os seus exercícios ofereçam os resultados esperados é interessante unir essa prática a uma alimentação compatível. Também é importante é que você receba a orientação de um especialista no assunto, especialmente se for praticar musculação. Movimentos incorretos podem gerar problemas nas articulações e também na coluna.

  1. Durma bem

O sono é o nosso aliado no processo de recuperação de todos os nossos tecidos orgânicos. Cada pedaço nosso precisa ser, constantemente, reconstituído e é durante o sono que isso acontece.

É nele que diversas substâncias reparadoras são liberadas como o hormônio do crescimento, também conhecido como GH, substância produzida pela glândula hipófise e que age em todo corpo a nível celular.

É durante o sono que muito do que aprendemos durante o dia é fixado na memória e é também quando atingimos um nível máximo de relaxamento muscular, essencial para enfrentar o dia seguinte.

Uma das formas de conseguir dormir bem é praticando atividades físicas com frequência e evitando alimentos termogênicos como café, gengibre, pimenta e outros perto do horário de dormir. Crie uma rotina para o seu sono, faça a sua mente compreender quando está na hora de descansar, apague as luzes e deite-se em uma posição confortável.

  1. Aproveite mais a vida

Se você é do tipo que aproveita o final de semana e os feriados para trabalhar mais e vive estressado, é o momento de dar uma pausa e aproveitar melhor as coisas boas que a vida tem para oferecer.

E você nem precisa gastar muito dinheiro para isso. Vá a casa de um amigo, reúna a família para um almoço, saia para acampar com os filhos, tire um tempo para ver o pôr do sol, entre outras coisas simples que te ajudem a relaxar mais.

Gostou das dicas? Comece esses hábitos hoje mesmo e passa a ter uma vida mais saudável. Aproveite as festividades com equilíbrio e que você tenha um feliz natal e um próspero ano novo!

 

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