Treinamento da NR 35 Trabalho em Altura – Saiba a importância

NR35

A norma regulamentadora nº 35 foi aprovada pela Portaria nº 313 de 23 de Março de 2012 do Ministério do Trabalho e Emprego. Entenda como acontece o treinamento prático da NR 35:

Esta norma foi regulamentada com o objetivo de proteger os indivíduos que trabalham em altura, sendo responsabilidade do empregador garantir o treinamento, conforme a própria norma determina:

“35.3.1 O empregador deve promover programa de capacitação dos trabalhadores à realização de trabalho em altura.”

O empregador também é responsável pelo cumprimento da norma, estabelecendo no item 35.2.2 alínea a:

  1. Cumprir as disposições legais e regulamentares sobre trabalho em altura, inclusive os procedimentos expedidos pelo empregador;

O trabalhador só será considerado capacitado para trabalhos em altura mediante aprovação no treinamento teórico e prático com carga horária mínima de 8 horas.

Considera-se trabalhos em altura toda atividade acima de 2 (dois) metros do nível inferior.

 

Treinamento em NR 35 Trabalhos em Altura

Os treinamentos preparam os empregados para evitar riscos e acidentes e são de extrema importância, tanto que as normas regulamentadoras são obrigatórias por Lei e fiscalizadas pelo TEM.

Algumas normas regulamentadoras exigem o treinamento prático além do teórico, como no caso da NR 35. Estes treinamentos acontecem nas próprias empresas, ministrados por instrutores experientes, mediante comprovação de proficiência, conforme o subitem 35.3.6:

“35.3.6 O treinamento deve ser ministrado por instrutores com comprovada proficiência no assunto, sob a responsabilidade de profissional qualificado em segurança no trabalho.”

O Ministério do Trabalho e Emprego através da publicação do Manual de auxílio na interpretação e aplicação da norma regulamentadora n.º 35, especifica que:

“A comprovada proficiência no assunto não significa formação em curso específico, mas habilidades, experiência e conhecimentos capazes de ministrar os ensinamentos referentes aos tópicos abordados nos treinamentos, porém o treinamento deve estar sob a responsabilidade de profissional qualificado em segurança no trabalho.”

A ENGEMED tem os melhores profissionais capacitados para ministrar os treinamentos que essa norma regulamentadora exige, está precisando na sua empresa, quer mais informações, clique aqui e saiba mais. Solicite um orçamento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.