26 de abril – Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

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O que é hipertensão arterial?

Também conhecida como pressão alta é quando a pressão que o sangue exerce dentro das artérias é muito forte.

Qual o risco que o hipertenso corre?

Quando não ocorre o tratamento adequado, a pressão alta pode levar ao derrame cerebral, infarto, insuficiência cardíaca e insuficiência renal.

Quem tem mais chances de ser hipertenso?

Obesos, pessoas com alimentação rica em sal (sódio – responsável pela retenção de líquido – aumentando ainda mais a pressão), sedentários, diabéticos e pessoas com histórico de hipertensão na família.

Dica da Prevenção:

Para manter a pressão arterial em níveis normais, o consumo de sódio (presente no sal) deve ser moderado. Sendo assim:

– Na hora de preparar uma carne, tempere um dia antes, deixando a carne submersa no tempero – abuse dos temperos naturais (limão, salsa, cebolinha, alho, manjericão), dessa forma você terá uma carne saborosa com pequena quantidade de sal.

– Evite temperos prontos (molho shoyu, caldo de galinha, sopas industrializadas, tempero para macarrão instantâneo). Lembre-se que ao consumir um tablete de caldo de carne ao dia, você ultrapassa a recomendação máxima diária de sódio.

– Molhos prontos para saladas são ricos em sódio. Substitua por azeite de oliva aromatizado (Em 1 litro de azeite de oliva, adicione 05 dentes de alho ou manjericão ou orégano). Na hora de preparar a salada, deixe o saleiro de lado e acrescente o azeite que você preparou.

– Alimentos em conserva (milho, ervilha, pepino) são ricos em sódio. Experimente consumir esses alimentos frescos – você vai conhecer o sabor desses alimentos.

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