Descubra como não se adequar ao eSocial pode impactar sua empresa

O eSocial veio para unificar as informações e serem transmitidas em apenas um sistema, não será necessário mais aos RHs utilizarem diversos sistemas de envio de informações, tendo isso em vista, existem os eventos não periódicos que serão obrigatórios o envio, e esse envio será feito através da plataforma do Governo eSocial.

eSocial dados copy

Então reunimos quatro motivos pelos quais sua empresa não se adequar ao eSocial pode acarretar de problemas para você:

  1. Mudança de fechamento na folha de pagamento.

Evite fechar a folha de pagamento no próprio mês de competência, as empresas para pagar os empregados no último dia do mês iniciam o fechamento da folha de pagamento a partir do dia 20 (vinte), isso não será mais possível. A folha de pagamento deverá ser fechada a partir do primeiro dia do mês seguinte. Lembrando que a empresa tem até o quinto dia útil do mês seguinte para fazer o pagamento.

  1. Tudo será enviado através de mensageria (entenda mais abaixo).

Os arquivos ou eventos como são chamados, serão enviados por uma tecnologia de mensageria, ligado ao sistema de folha do cliente. A mensageria deve validar o arquivo e transmiti-lo utilizando uma certificação digital.

Se você utiliza a plataforma SOC, também terá a opção de utilizar a mensageria do SOC para enviar direto ao governo, lembrando que a gestão e responsabilidade pela utilização dessa ferramenta e o envio ao governo, permanece do cliente.

  1. Não estar regularizado com o Ministério do Trabalho (MTE), perante as Normas Regulamentadoras (NRs).

A mudança reflete não só no envio de folha de pagamento para o governo, reflete também na parte de Saúde e Segurança do Trabalho. Para essa adequação ao eSocial,  serão necessárias todas as empresas se adequarem ao sistema e na importação de dados na plataforma do Governo, como ao atendimento às Normas Regulamentadoras, sendo as principais: PCMSO, PPRA, AET, LTCAT, Laudos de Insalubridade, Periculosidade e PPP.

  1. Multas por eventuais fiscalizações do MTE e pelo eSocial.

Presentes no capítulo V da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), as NRs se aplicam tanto para o empregador quanto para o empregado. Mas, para as empresas é de suma importância o cumprimento das normas. O não cumprimento leva a multas, processos judiciais e outras complicações. Temos um post mais aprofundado sobre as multas O que você não sabia sobre autuações e multas aplicadas pelo MTE.

Os pontos principais dos impactos serão para a área do RH, porém, sem a Saúde e Segurança do Trabalho envolvido por mais que seja menor a porcentagem, mas acarreta principalmente em multas e não são leves dependendo do agravante da empresa. A Engemed pode te ajudar nessa questão e está totalmente preparada para o início do eSocial, contando com projetos pilotos com alguns clientes,  para ter tal aptidão fornecer o serviço ideal e de qualidade, fale com um de nossos especialistas hoje mesmo, basta clicar nesse link e você será contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.