15/05 – Dia de Combate à Infecção Hospitalar

No dia 15 de maio do ano de 1847, na Hungria, o médico-obstetra Ignaz P. Semmelweis defendeu e incorporou a prática da lavagem de mãos como atitude obrigatória para enfermeiros e médicos que entravam nas enfermarias. Uma simples, mas eficiente iniciativa que conseguiu reduzir a taxa de mortalidade das pacientes. Foi por esse motivo, que o dia 15 de maio se tornou uma data tão importante e significativa para nós e se incorporou ao Calendário da Saúde, por meio da Lei no 11.723, de 23 de junho de 2008. Esse dia tem o objetivo de conscientizar autoridades sanitárias, diretores de instituições e trabalhadores de saúde sobre a importância do controle das infecções.

Male surgeon standing with arms crossed in hospital

Male surgeon standing with arms crossed in hospital

No âmbito das políticas públicas, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) desenvolveu o Programa Nacional de Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (PNPCIRAS) com o objetivo de diminuir a incidência nacional de IRAS. A primeira versão do Programa abrangeu o triênio 2013-2015 e contemplou quatro objetivos: 1) reduzir infecções primárias da corrente sanguínea; 2) reduzir infecções do sítio cirúrgico; 3) estabelecer mecanismo de controle sobre a Resistência Microbiana em serviços de saúde; 4) aumentar o índice de conformidade do PNPCIRAS, segundo critérios da OMS.

Já no quinquênio 2016-2020 do PNPCIRAS (http://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/publicacoes/item/pnpciras-2016-2020)   foram consideradas as avaliações preliminares da versão anterior e discutidos vários temas pertinentes ao Programa, como a situação mundial e nacional das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) que são um grave problema de saúde pública, pois são os eventos adversos associados à assistência à saúde mais frequentes, com alta morbidade e mortalidade, que repercutem diretamente na segurança do paciente e por sua vez na qualidade dos serviços de saúde.

Assim, a Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde (GVIMS/GGTES) da Anvisa, nesta data que deve ser comemorada por todos, gostaria de agradecer a todos os controladores de infecção do Brasil que não medem esforços para promover diariamente ações de prevenção e controle das infecções e desta forma realizam um importante papel para a segurança e a qualidade dos serviços de saúde em nosso país.

A Engemed apoia o combate a infecção hospitalar para melhor qualidade do nosso serviço de Saúde tanto público como particular.

FONTE: https://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/noticias/107-15-de-maio-dia-nacional-do-controle-da-infeccao-hospitalar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.