medicina-ocupacional

Medicina do Trabalho

Medicina do Trabalho ou Medicina Ocupacional?

É uma especialidade médica que tem o objetivo de atuar nas empresas em seus ambientes de trabalho, visando manter e preservar a integridade física e a saúde dos trabalhadores.
A medicina do trabalho busca a melhoria contínua das condições e da saúde na empresa. E suas diretrizes estão contidas nas normas regulamentadoras, principalmente na NR7.

O médico do trabalho é a pessoa responsável pela condução do PCMSO, e elaborar os exames ocupacionais, como exame admissional, periódico, mudança de função, de retorno ao trabalho e exame demissional. Além destes exames, o médico pode estabelecer a necessidade exames complementares, de acordo com o ambiente de risco em que o trabalhador está exposto, devido a sua função ou mesmo devido as suas atividades profissionais.

Qual a origem da Medicina do Trabalho?

Consta que surgiu na Inglaterra, durante o século XIX com o início da Revolução Industrial.
Com o aumento da mão de obra, nas indústrias de forma desumana, visando uma produção cada vez maior, este ambiente acabou
Originando muitos acidentes e doenças na classe trabalhadora e começou a necessitar da intervenção médica dentro das fábricas.

A Medicina do Trabalho, obtém resultados importantes, e seus resultados deram origem à recomendação 112/45, que trata do “serviço de médica do trabalho” para assegurar a proteção contra todo risco que prejudique a saúde do trabalhador e comprometa as atividades realizadas na empresa.

O que é Saúde Ocupacional?

O conceito de Saúde Ocupacional, veio para expandir as funções e atividades da Medicina do Trabalho. Através da atuação de profissionais de várias áreas, como RH, Engenharia, Segurança do Trabalho, Medicina e Enfermagem, todos preocupados com a segurança e saúde dos trabalhadores.

Por meio de mapeamento da empresa, identificação das áreas de riscos, pela equipe de engenharia e segurança do trabalho, definições de medidas coletivas de proteção ou pela indicação da utilização de Equipamentos de segurança individual (EPI´s), a área de Segurança do Trabalho, expões os ambientes, agentes de riscos e ajuda a área de Medicina do Trabalho a identificar os exames complementares necessários para o acompanhamento e agravo da saúde dos trabalhadores.

Quais os benefícios da Saúde Ocupacional nas empresas?

Os empregadores têm constatado que os serviços de saúde ocupacional trazem muitos benefícios para a empresa, funcionário com saúde, produz mais, trabalha mais satisfeito e o resultado gera produtos e serviços de melhor qualidade para a empresa.
Os funcionários têm os benefícios de acompanhamentos médicos, exames e assistências de psicólogos, na empresa.
Todas as despesas com exames médicos e ambulatoriais oriundos dos programas de saúde, são por conta do empregador.

A Engemed oferece soluções para atender as necessidades da sua empresa na área de Medicina do Trabalho. Com uma larga experiência acumulada em mais de 28 anos, atendendo empresas de todos os segmentos e portes. Sempre preocupada em ajudar a sua empresa a manter a saúde e o bem-estar dos seus trabalhadores.

Nossa área de Medicina do Trabalho, oferece serviços com alto padrão de qualidade, para:

  • Implantação, acompanhamento do PCMSO;
  • Exames Ocupacionais;
  • Exames Complementares como audiometria, acuidade visual e outros;
  • Programas de Saúde;
  • Acompanhamento do Absenteísmo;
  • Perícias médicas;
  • Emissão de Laudos;
  • PCA (Programa de Conservação Auditiva.

O Grupo Engemed oferece todas as implantações e Gestões de Medicina do Trabalho.

Utilizando sistemas integrados como EOL e PEGA , que facilitam a busca, atualização e edição de informações para todos os clientes.