NR-10 Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade

O que é a NR-10?

A NR-10 foi publicada em 1978 por meio da portaria 3.214 e já passou por quatro alterações: em 1983, 2004, 2016 e a mais recente em 2019. A NR-10 é multidisciplinar com atuação de profissionais de diferentes áreas, como elétrica, saúde e segurança do trabalho. Alguns trechos são específicos (trazendo informações sobre esquemas unifilares, aterramento, potência de carga, dentre outros).

Garantias

A NR-10 se aplica a diversas fases relacionadas a serviços com eletricidade, inclusive os realizados em suas proximidades. Em todas as atividades relacionadas a instalações elétricas, precisam ser adotadas medidas preventivas de controle do risco com eletricidade mediante técnicas de análise de risco, de forma a garantir a saúde e segurança dos trabalhadores.

Itens

A NR-10 contém informações sobre as vestimentas de trabalho adequadas às atividades e veda o uso de adornos pessoais nos trabalhos com eletricidade ou em suas proximidades. Também fala sobre segurança em projetos e segurança na construção, montagem, operação e manutenção voltado aos profissionais que tem contato com eletricidade.

Procedimentos

Segue uma sequência de procedimentos para desenergização e reenergização de instalações elétricas, que devem ser obedecidos para fins de segurança nas intervenções. Durante a execução de um serviço, caso seja verificada uma situação de risco que não tenha sido prevista e não seja possível sua eliminação ou neutralização imediata, o serviço deverá ser suspenso.

Alta Tensão

Parte da NR-10 trata de serviços envolvendo alta tensão, os trabalhos só podem ser realizados com ordem de serviço específica, local e data e assinada por superior responsável. Trabalhos que não podem ser realizados individualmente e antes da execução deve haver uma avaliação prévia do superior, equipe e responsáveis por execução. Deve ser realizado um treinamento de integração (antes do início das atividades) e de reciclagem.

Capacitação

Trabalhadores autorizados a intervir em instalações devem estar aptos em seus exames, tendo descrito nos atestados a aptidão para trabalhos em rede elétrica. Deve ser realizado um treinamento de reciclagem a cada 2 anos ou sempre que ocorrer troca de função, mudança de empresa, retorno de afastamento, modificações em instalações elétricas ou troca de métodos e processos de trabalho.

Sinalização

O uso de sinalização de segurança nas áreas de instalações e serviços elétricos, identificando e advertindo, a fim de preservar a segurança dos executantes do referido serviço. Depois dos itens normativos e antes dos anexos, a NR-10 traz um glossário, com a definição de diversos termos utilizados ao longo da norma.

Evite multas! Saiba quais os cuidados que precisa tomar para se manter regularizado junto as NR’s. A ENGEMED pode te assessorar em todas as NR’s.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.