NR-32: SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM SERVIÇOS DE SAÚDE

O que é O que é NR-32?

Publicada pela portaria 485 em novembro de 2005 é classificada como norma setorial pela portaria 787 de 2018. Desde a sua publicação até os dias de hoje, já passou por três alterações, uma em 2008, uma em 2011 e a última delas no ano de 2019. A norma aperfeiçoou o PPRA (NR-9), PCMSO (NR-7) devido à importância e as especificidades da exposição aos riscos biológicos, químicos e radiações ionizantes nos serviços de saúde.

Temas

A norma aborda temas como, resíduos, serviços de conservação, limpeza, manutenção de máquinas, condições ambientais, ergonomia. A NR precisa cumprir outros aspectos relacionados à SST que não estejam especificados em seu texto, mas que são abordados em outras normas. Exemplo, a existência de autoclave é muito comum nos serviços de saúde e, portanto, para esses equipamentos, devem ser observadas as exigências estabelecidas na NR-13.

Aplicação

Estabelece diretrizes básicas para implementação de medidas de proteção à segurança e saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral. Para aplicação, entende-se por serviços de saúde qualquer estabelecimento destinado à prestação de assistência à saúde e todas as ações de promoção, recuperação, assistência, pesquisa e ensino em saúde.

Anexos

A a NR-32 npossui três anexos. São eles:

Anexo I: traz a classificação dos agentes biológicos;

Anexo II: traz uma tabela com os agentes classificados nas classes de risco dois, três e quatro do anexo I;

Anexo III: traz orientações para elaboração do PPRAMP – Plano de Prevenção de Riscos de Acidentes com Materiais Perfurocortantes.

 

A ENGEMED está preparada para te assessorar em todas as NR’s

Consulte-nos!

(11) 3220-0020

engemed@engemed.med.br

Ou clique aqui e fale diretamente com um de nossos consultores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.