Três bebidas que ajudam a reduzir o colesterol alto

Inúmeros estudos apontam para o poder de certos alimentos e bebidas contra os níveis de colesterol ruim

O colesterol alto aumenta o risco de doenças graves, como acidente vascular cerebral ou ataques cardíacos. Cuidar da alimentação é uma das formas de controlar esses níveis dentro da normalidade. Além dos alimentos, algumas bebidas podem ajudar a mantê-lo regulado. Antes de conhecer essas bebidas, é importante esclarecer as seguintes questões: O que é colesterol? O colesterol é um tipo de gordura presente no nosso organismo que auxilia na produção de energia, hormônios e ácidos importantes para a digestão dos alimentos. Mas quando em excesso pode representar um problema, fazendo com que a gordura fique em alguns órgãos do corpo, principalmente nas artérias, o que pode levar a um infarto por exemplo.

De onde vem o colesterol?

O colesterol vem de duas fontes: do fígado, que produz todo o colesterol necessário para o corpo desempenhar suas funções, e dos alimentos, como carne, aves e laticínios. Esses mesmos alimentos são ricos em gorduras saturadas e trans. Essas gorduras fazem com que o fígado produza mais colesterol do que faria de outra forma. Para algumas pessoas, essa produção adicional significa que passar de um nível normal de colesterol para um que não é saudável.

Como saber se tenho colesterol alto?

Normalmente, a elevação dos níveis do colesterol não provoca sintomas, apenas eventos de emergência, como um ataque cardíaco ou derrame. Por isso, é necessário um exame de sangue.

Bebidas que podem ajudar

1. Suco de tomate

Alguns estudos apontam o suco de tomate como um coadjuvante na redução do colesterol ruim. Isso se explica porque os tomates são ricos em um compostos chamados licopeno e caroteno. Esses dois nutrientes possuem propriedades antioxidantes, que contribuem para combater ativamente o excesso de radicais livres no organismo, reduzindo a oxidação das células de gordura e ajudando a controlar o colesterol. suco de tomate. Além disso, pesquisas sugerem que o processamento de tomates em suco aumenta seu teor de licopeno. Por conter fibras, o suco de tomate promove ainda a eliminação do excesso de gordura no sangue pelas fezes, estimulando o equilíbrio dos níveis de colesterol ruim na corrente sanguínea.

2. Leite de aveia

Trocar o leite de vaca por leite de aveia é uma ótima escolha para reduzir e manter os níveis normais de colesterol. Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Lund, na Suécia, examinou 66 homens com colesterol alto durante um período de cinco semanas. Nesse período, eles beberam leite de aveia sem fibras insolúveis. Os resultados sugeriram que beber três xícaras (750 mL) de leite de aveia por dia durante cinco semanas reduziu o colesterol total e o LDL em 3% a 5%. Ao escolher um leite de soja, é importante considerar um sem adição de açúcar.

3. Chá verde

Algumas pesquisas indicam que os antioxidantes encontrados no chá podem ajudar a diminuir o colesterol. Uma meta-análise do American Journal of Clinical Nutrition sugere que o chá verde reduz significativamente o colesterol total, incluindo LDL ou colesterol “ruim”, no sangue para 2,19 mg/dL.

 

Fonte: Catraca Livre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.