Síndrome de Burnout é classificada como doença ocupacional pela OMS, saiba mais sobre a doença e como impedi-la para reduzir custos.
São 3 da tarde: você está no trabalho, mas não importa o quanto você tente, não consegue manter o foco para desenvolver suas tarefas, o prazo para entrega-las fica apertado e você se cobra por não conseguir fugir desse ciclo.
O estresse diário torna tudo mais difícil e após um longo dia de trabalho, você se sente esgotado, mas ainda assim não consegue descansar. No entanto, essa exaustão pode ser muito mais do que um simples cansaço
O ministério da saúde classificou o burnout como doença ocupacional, conhecida também como Síndrome do Esgotamento Profissional, a Síndrome de burnout passou a constar no CID-11 e empresas podem ser responsabilizadas pelos casos registrados.
Segundo a OMS, a Síndrome de Burnout é caracterizada por três pilares, ligados a saúde ocupacional.
- Exaustão, cansaço excessivo, físico e mental, sensação de cansaço, redução na concentração, e em especial, queda de memória;
- Sentimentos de negativismo ou relacionados ao trabalho;
- Redução de desempenho profissional, perda de prazos, menos envolvimento com compromissos.
O verdadeiro custo do burnout
Segundo levantamento anual da Previdência, em 2019, houve cerca de 455 afastamentos de profissionais do local de trabalho por conta do Burnout. Esses afastamentos impactam em custos na empresa. Estes custos referem-se à: custos médicos, baixa produtividade, absentismo, turnover, passivos trabalhistas e orçamentos para treinamentos de novos profissionais. Assim, a empresa perde duplamente: ela se torna menos produtiva e a equipe fica mais cara, comprometendo os resultados.
As doenças do trabalho podem influenciar para que os trabalhadores não cumpram suas funções e faltem com frequência, por isso os cuidados com a saúde ocupacional e a manutenção de uma cultura de saúde e segurança do trabalho é de suma importância para o bem estar dos colaboradores.
No mais, as empresas não apenas estão investindo na saúde de seus colaboradores, mas também estão reduzindo os custos relacionados a doenças ocupacionais e acidentes de trabalho. A Engemed está apta para ajudar seus colaboradores, através de medidas preventivas, como a promoção da ergonomia, o controle de riscos e a realização de pausas regulares, podem reduzir significativamente a incidência de lesões, doenças e acidentes relacionados ao trabalho, pois a redução do absenteísmo, gera maior eficiência e rentabilidade para a empresa.
Você sabia?
Na engemed sabemos da importância em manter o ambiente de trabalho saudável e seguro para garantir o bem-estar dos colaboradores. A Engemed oferece soluções para gestão, prevenção e controle dos riscos ambientais, doenças ocupacionais, absenteísmo, contando com sistemas informatizados e equipe especializada na elaboração dos Programas de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho.
Contamos com uma equipe especializada para te orientar nos processos de saúde e segurança do trabalho estejam em dia, colaborando para o RH da sua empresa desenvolver mais facilmente ações de reduções de custos, SLA’s e custos extras.
Conheça a Engemed e saiba como reduzir custo da sua empresa e ter colaboradores mais saudáveis.