Ruído no ambiente de trabalho: Quando ele vira um problema?

O ruído ambiente de trabalho refere-se ao nível de barulho presente no ambiente onde as pessoas estão realizando suas atividades profissionais. O ruído excessivo no local de trabalho pode ter diversos efeitos negativos sobre os funcionários, tais como estresse, fadiga, dificuldade de concentração, perda de produtividade e até mesmo problemas de saúde, como perda auditiva. Existem várias fontes de ruído em um ambiente de trabalho, como máquinas, equipamentos, conversas entre colegas, telefones, sistemas de ventilação, entre outros. Para garantir um ambiente de trabalho saudável para os colaboradores é imprescindível saber a quais riscos eles estão expostos. Além de ser uma obrigação legal, prevenir o ruído ajuda a promover o bem estar dos colaboradores.

 

A promoção de treinamentos e conscientização dos colaboradores os funcionários sobre os efeitos do ruído no ambiente de trabalho, orienta-los com práticas que contribuam para a redução do ruído. Além disso, é importante que as empresas estejam em conformidade com as normas de segurança e saúde ocupacional, a Engemed está parametrizada a realizar audiometria, exame realizado para avaliar a capacidade auditiva de uma pessoa. Durante a audiometria, são emitidos sons de diferentes frequências e intensidades, e o paciente responde indicando quando consegue ouvir esses sons. Com base nos resultados, é possível determinar o limiar auditivo do indivíduo.

 

O exame de audiometria é realizado por um profissional capacitado, um fonoaudiólogo ou médico com especialização em otorrinolaringologista. Dessa forma, os exames serão conduzidos de maneira adequada e com um diagnóstico preciso.

Sempre que houver um ambiente de trabalho com ruídos, recomendamos comunicar o problema ao setor responsável pela SST, para que as medidas apropriadas possam ser tomadas.

 

As diversas vantagens de realizar a audiometria com a Engemed são: detecção precoce de perdas auditivas relacionadas ao ruído no ambiente de trabalho e a implementação de medidas de prevenção adequadas para preservar a saúde auditiva dos trabalhadores.

 

Entre elas:

1.       Detectar perda auditiva, com o exame identificamos a presença precocemente. Quando mais cedo for verificada, mais eficaz será as medidas preventivas.

2.       Evolução de ruído: Quando a realização da audiometria é feita com periodicidade é possível acompanhar a evolução do ruído e adotar medidas corretivas em caso de aumento.

3.       Medidas de proteção: Ao realizar audiometria com a Engemed é possível obter medidas de proteção, isso inclui, recomendação de equipamentos de proteção auricular, controle de ruído no ambiente, melhor disposição de maquinas, etc.

4.       Conscientização sobre a saúde auditiva: A realização da audiometria promove a conscientização sobre a importância da saúde auditiva. Os resultados do exame podem ajudar os indivíduos a compreenderem melhor o estado da sua audição, incentivando a adoção de comportamentos e práticas que visam a proteção auditiva.

 

5.       complicações futuras: Identificar e tratar precocemente a perda auditiva pode ajudar a prevenir complicações adicionais, como problemas de comunicação, isolamento social, dificuldades no trabalho e impactos na qualidade de vida. A Engemed pode te auxiliar a realizar a audiometria e permitir uma intervenção adequada.

 

 

Conte conosco e aplique a audiometria nos programas de saúde ocupacional e conservação auditiva da sua empresa.

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