No Brasil, o câncer de mama é um dos tipos mais comuns entre as mulheres. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que, em 2021, tenham ocorrido mais de 66 mil novos casos. Entretanto, a boa notÃcia é que a detecção precoce pode salvar vidas. Neste Outubro Rosa, vamos falar sobre a importância do autoexame e como você pode realizá-lo em casa.
ï¾
Passo a passo do autoexame de mama:
ï¾
No Banho: Durante o banho, com a pele molhada e os dedos deslizando sobre a mama, faça movimentos circulares suaves. Sinta toda a mama e a área da axila.
Em Frente ao Espelho: Observando-se no espelho, coloque as mãos nos quadris e observe possÃveis alterações na forma, textura ou contorno das mamas.
Deitada: Deite-se com um travesseiro sob o ombro direito e o braço direito atrás da cabeça. Use a mão esquerda para examinar a mama direita. Faça movimentos circulares com os dedos médios, indicador e polegar.
Axilas: Não esqueça de verificar a área das axilas em busca de caroços ou nódulos.
Repita o Processo: Repita o procedimento no lado esquerdo, com a mão direita.
ï¾
O autoexame é uma ferramenta fundamental na detecção precoce do câncer de mama, mas lembre-se de que ele não substitui a mamografia, sendo a principal ferramenta de rastreamento. A mamografia é recomendada anualmente para mulheres a partir dos 40 anos, conforme as diretrizes do INCA.
ï¾
Compartilhe essa informação com suas amigas e familiares. Juntos, podemos fazer a diferença na luta contra o câncer de mama. #OutubroRosa #CancerDeMama #Prevenção #Autoexame #INCA
ï¾