Segurança do Trabalho (ST) é um conjunto de medidas de prevenção adotadas para proteger os colaboradores de uma empresa e reduzir riscos de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Focando em proporcionar aos colaboradores um ambiente de trabalho saudável para que as tarefas sejam realizadas de maneira mais eficaz e segura. Esse conjunto de normas, medidas preventivas e ações que são focadas na melhora dos ambientes de trabalho. As ações ou medidas preventivas adotadas na segurança do trabalho podem ser de caráter técnico, administrativas, educativas, de engenharia, organizacionais, higiene ocupacional, ambientes, etc. Qualidade de vida é o conjunto de condições que contribuem para o bem estar físico, emocional e espiritual dos indivíduos em sociedade.

As atividades da Segurança do Trabalho são regulamentadas pela Portaria n.º 3.214 do Ministério do Trabalho.

A Portaria n.º 3.214, de 08 de junho 1978 estabelece as Normas Regulamentadoras, as chamadas NR’s.

As NR’s normatizam as atividades da segurança do trabalho no ambiente organizacional. As Normas Regulamentadoras são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativos e Judiciários, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

A Engemed oferece soluções para atender as necessidades da sua empresa na área de Segurança do Trabalho em todo Brasil. Com uma larga experiência acumulada em mais de 33 anos, atendendo empresas de todos os segmentos e portes. Sempre preocupada em ajudar a sua empresa a manter a segurança e o bem-estar dos seus trabalhadores.

Os objetivos da Engemed como assessoria de Segurança do trabalho são:

  • Garantir a integridade física dos funcionários, com isso temos a redução de acidentes e doenças relacionadas à atividade profissional;
  • Identificar condições de trabalho que possam gerar inseguranças na empresa;
  • Realização de cursos, webinars, palestras com foco na área de Saúde e Segurança do Trabalho;
  • Conscientizar os trabalhadores e empresa sobre o uso de EPIs e da importância da prevenção de acidentes de trabalho, além de verificar se os EPIs estão em bom estado;
  • Seguir legislação do MTE e suas bases legais;
  • Estabelecer melhores condições psíquicas no trabalho;
  • Melhores condições de eficiência e de produção.

Muitos desses objetivos a serem implantados pode variar conforme o segmento da empresa, mas todos focam em promover qualidade de vida, evitar e reduzir acidentes e doenças ocupacionais.

 

A Engemed oferece serviços de alto padrão de qualidade para:

  • Elaboração de PGR;
  • LTCAT (Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho);
  • Implantação de CIPA e Treinamento de CIPA Online;
  • AET (Analise Ergonômica do Trabalho);
  • Treinamentos de Diversas NR’s (Primeiros Socorros, Brigada de Incêndio e EPI);
  • Treinamento para NR 35 – Trabalho em altura;
  • Implantação do PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário);
  • Laudo de Vibração;
  • Implantação para Gestão Ambiental;
  • Gestão Outorga, eSocial.
  • Entre outros.

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